segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

O ANO DO GRANDE IRMÃO, de novo!





O "Grande Irmão", "Big Brother" é um personagem fictício no romance 1984 de George Orwell, autor do livro 1984, O Grande irmão era suposto cara, um ditador muito louco.
Nesse livro, o mundo tudo era controlado por um sistema de vigilância utilizando câmeras. De vez enquando aparecia nas telas de TV a seguinte frase: "O grande irmão tá vendo tudo,buuuuuhh,srrs" (Esse buuuuh, eu inventei).
Essa idéia esta muito popular nos dias de hoje, principalmente aqui em terra brasilis, onde parece que todas as emissoras são controladas por um único diretor, roteirista, estagiário( que muitas vezes só é estagiário no papel, na verdade fica lá só pra ir comprar a pizza), secretária, e aquela senhora que faz o café( o café do estagiário não é bom). Onde estão os programas legais que costumava assistir nos anos 90? Os criadores morreram? Ou estão na TV a Cabo?
POXA!!! Todos os canais tem essa coisa de reality show. Temos vários exemplos: Reality show com artistas, fazendas, modelos, familias que gastam muito dinheiro e até de jogador de Futebol.
Tá certo, o público gosta . Será que gosta mesmo, ou o público esta sendo manipulado ? Ondas vindo das TV se conectam aos nosso cérebros,kkkkkk!!
Segundo a Wikipédia: Entretenimento é o conjunto de atividades que o ser humano pratica sem outra utilidade senão o prazer. É o desvio do espírito para coisas diferentes das que preocupam. Pode ser uma distração, um passatempo.Reality show é intretenimento, legal, mas agora ficar procurando filosofia nela, ae já é demais. Conheço, só conheço, não tenho nehuma amizade com elas, pessoas que ficam falando sobre isso, como se o Mundo estivesse pronto para explodir, caso algum participante fosse eliminado.
Mas os Reality Show não fica apenas no campo artistico e "babaquistico". Também temos hoje em nossos telejonais e programas que dizem que é jornalistico, pessoas que ficam fazendo de show o desespero alheio.Esse alheio também é culpado. Onde já se viu?!Você perde um parente querido, uma semana depois vai até a TV contar pra todo mundo como era a vida dele(a), ou ir falar da sua casa que tá precisando de reforma. Nesse caso, seria legal, esses apresentadores fazerem uma reforma geral na casa de todas as comunidadades do Brasil (na minha primeiro!).
Por que não fazem? Teria eu, que contar uma história trágica? De como minha vida é sofrida. E não é?
Dá nojo ver esses programas onde colocam pessoas e suas tristeza serem patrocinadas pelas Casas Bahia. Fico pensando na pessoas que estao sendo filmadas? Infelizmente tem que se submeter a isso pra conseguir algumas coisa, ou não.
Isso me faz lembrar quando um rapaz que conheci participou de um programa de Tv na qual tinha que executar uma prova para ganhar uma grana.Vou contar a versão da TV:Um rapaz trabalhador que morava em um bairro com condições precárias e que ajudava as criancinhas do bairro dando aula. A minha versão: Um rapaz trabalhador que morava em um bairro da baixada fluminense e que tinha uma irmã que trabalhava com crianças da comunidade. Não estou dizendo que o rapaz mentiu. Na verdade o programa achou melhor colocar-lo como um coitadinho, assim o programa ficaria com cara de Papai Noel fora de época.
Final da História, ele perdeu a brincadeira da qual participou no programa, não ganhou o dinheiro, mas o apresentador falou mediante as câmeras de video: "Vou te ajudar, vou te dar todos os livros que você precisa meu rapaz". Ele espera esses livros até hoje! "Loucura, loucura, loucura!"
Derrepente os organizadores viram o IBOPE no dia que o programa foi ao ar, e percebeu que deu pouca pontuação, assim achou melhor não gastar combustivel para ir até a casa dele e dar os livros, achou melhor ajudar mais um necessitado.

O Grande Irmão está-te observando e ele quer audiência e lucro.

domingo, 17 de janeiro de 2010

História e Quadrinhos.




Passei parte da minha infância lendo os gibis: Turma da Mônica, Thunder-Cats, Os clássicos da editora EBAL, como Tarzan e Zorro,os americanos: Superman, Batman e Super Amigos.
Sempre passava pela minha cabeça se as coisas que os super-heróis de papel falavam tinha algum fundamento com a vida real. Digo isso, pois nasci em 1981,e no final dos anos 80, a TV ficava diariamente e as vezes entrava no espaço dos programas infantis para noticiar algum caso politico nacional e principalmente internacional, como no caso do Muro de Berlin.
Cada vez que lia um gibi, principalmente da Marvel e DC, algum personagem sempre dizia algo como: Vamos acabar com esses vermelhos, vamos atravessar a cortina de ferro. Essas palavras também eram ditas na TV, com personagens reais.
Na adolescência comecei a procurar mais sobre isso, lembrando que ainda eu não tinha Internet em casa , ou seja, juntava o trocados e ia nos Sebos e comprava os quadrinhos das antigas e começa a analisar cada um deles, bem ao estilo Nerd.
Estou falando de Watchme!!!!
Watchmen é considerada um marco importante na evolução dos quadrinhos nos EUA e nos paises em que ela foi editada.
Sempre vi em Watchmen a história do Mundo. Não sou um especialista, mas vou comentar alguma coisa que percebi e claro que quem leu também percebeu, mas quero documentar aqui no meu Blog.
A história se passa nos Estados Unidos em 1985,um país no qual aventureiros fantasiados seriam realidade. Nos quadrinhos de Watchmem, o país estava vivendo um momento delicado no contexto da Guerra Fria e em vias de declarar uma guerra nuclear contra a União Soviética.
Na mesma trama, os aventureiro mascarados ,como são chamados, pois nenhum deles possui um super poder ( Só o Doutor Manhattan) ficam procurando saber quem é o misterioso matador de aventureiros. Vou falar logo, é o Ozymandias, kkkkk!!!
O que me chama a atenção desse quadrinho, é que antes de procurar saber sobre a guerra fria, eu achava que essa parada de misseis em Cuba era só coisa de Gibi. O maior e único super heroi com poderes , ou melhor SUPER PODERES ( O cara fazia até a água aparecer do nada) era o Doutor Manhattan.
O Doutor Manhattan era um jovem cientista que teve seu corpo modificado, quase igual a todos os herois que entram em um local que estão fazendos testes e blá-blá-blá, já sabem o final, ganham super força.
O nome escolhido ao jovem cientista foi dado pelos militares, nome segundo eles causaria pânico aos inimigos ( os soviéticos).
O Projeto Manhattan, formalmente Distrito de Engenharia de Manhattan, foi um esforço durante a Segunda Guerra Mundial para desenvolver as primeiras armas nucleares pelos Estados Unidos da América com o apoio do Reino Unido e do Canadá. Sua pesquisa foi dirigida pelo fisico estadounidense J. Robert Oppenheimer, após ter ficado claro que uma arma de fissão nuclear era possível e que a Alemanha Nazista estava também a investigar tais armas para si.
O Doutor Manhattan não participou desse projeto, mas os militares usaram esse nome para que os sovieticos não se esquececem que agora eles tinham um Campo de defesa ambulante.
Durante essa época, na Guerra Fria, teve, claro, emcabeçada pelos EUA, sempre eles, a guerra no Vietnã.
Em 1965, os Estados Unidos enviaram tropas para sustentar o governo do Vietnã do Sul, que se mostrava incapaz de debelar o movimento insurgente de nacionalistas e comunistas, que se haviam juntado na Frente Nacional para a Libertação do Vietnã(FNL). Entretanto, apesar de seu imenso poderio militar e econômico, os norte-americanos falharam em seus objetivos, sendo obrigados a se retirarem do país em 1973 e dois anos depois o Vietnã foi reunificado sob governo socialista, tornando-se oficialmente, em 1976, a República Socialista do Vietnã.
Isso aconteceu na vida real. Mas em Watchmen foi diferente!!
Com a ajuda do Doutor Manhattan, os EUA venceram a guerra.Como? simples! Mandando uma rajada de laser nos soldados do Viatnã. Ma não foi só isso, entre os soldados americanos tinha o "heroi" conhecido como o Comediante, uma mistura de Capitão America e Conringa. Imagina só a cena!srrsrs!!

O Comediante participou de grande fatos a história: Guerra Fria, Viatnã, dizem por ae que foi ele quem matou Kennedy (O presidente dos EUA, não o tocador de Clarinet, o Kenny G, tem gente que confunde os nomes.).
Posso dizer que os quadrinhos tem uma grande porcentagem em ter me influênciado a querer ser Professor de História, sempre me lembro deles na hora da aula. Ex: Thor( mitologia), Hulk( Guerra Fria), Fantasma( neocolonialismo), Capitão America (Segunda Guerra), Asterix (Império Romano) , etc e tal. Valeu heróis de papel !!