terça-feira, 8 de março de 2011

A Trilogia das Caixas: O chocolate dos freis

Um dia eu estava fazendo compras com minha querida esposa quando me deparei novamente com o corredor de caixas de cereais, um corredor bem colorido com diversas marcas famosas e não famosas. Aquelas mesmas marcas que quando olho me lembro quando era uma criança, aquelas mesmas marcas coloridas, que às vezes olhando o corredor do Super mercado, pareço estar em uma exposição de Andy Warhol(artista americano que revolucionou a arte).
Quem nunca pegou com uma colher um pouco de chocolate em pó, ao mesmo tempo passou os olhos nos dois frades da caixa que ficavam se deliciado com aquele chocolate ou ficou fixamente olhando ou até mesmo hipnotizado com o olhar do velho senhor Quaker ou até mesmo observou os índios trabalhando na ilustração do amido de milho da Maizena?
Amo a arte icnográfrica, sobre tudo utilizando como referencia histórica. Não vou aqui escrever de como podemos utilizar essas caixas para trabalhar história, embora em algum momento até pode se utilizar como fontes de época. Escreverei agora algumas curiosidades dessas caixas mundialmente famosas, começando uma trilogia sobre elas. A primeira parte começa agora!
Quando era criança, ficava me perguntando que sabor deveria ser aquele chocolate que os dois freis estavam provando, claro que tinha gosto de chocolate, mas poderia ser alguma receita secreta de como preparar aquela bebida tão popular nos dias de hoje. Os frades que estamos falando fazem parte da caixa de chocolate da marca Nestle, que por muito tempo vem se modificando, mas sempre deixando os dois religiosos da mesma maneira, um segurando a colher de madeira a panela de ferro. Não dá pra saber quem era o cozinheiro ou quem era o provador, mas percebe-se que a receita era boa, pois os freis degustam saborosamente o caldo. Os frades da caixa do chocolate em pó da Nestle,são na verdade personagens da tela do pintor italiano Alessandro Sani (1870-1950) chamado "O Prato Preferido".No original Alessandro pinta os religiosos fazendo um delicioso macarrão pinta e não chocolate.

O chocolate como conhecemos hoje só veio a ser produzido durante a Revolução Industrial, quando é criado maquinas de prensar cacau, que é a fruta original do chocolate. Segundo arqueólogos, chocolate vem sido usado como bebida desde o começo da história. A civilização maia cultivava o cacau. Das sementes, fazia-se uma bebida amarga chamada xocoatl. Na América pré-colombiana, seus grãos eram usados como moeda. A história diz que Cristovam Colombo trouxe o cacau para a Europa, quando fez sua quarta viagem ao Novo Mundo. Levou as sementes para o reino espanhol sob o reinado de Fernando II. Em 1519 quando chega na região onde conhecemos hoje como México.Hernando Cortez descobriu o cacau, mas a bebida não agradou os conquistadores, pois a bebida era amarga. Mas ao mesmo tempo, descobriram que suas sementes eram tidas como moedas de troca. Assim, obrigou os habitantes no sistema de escravidão a plantar as sementes para fazer trocas com outros grupos nativos da terra. Só alguns anos depois a bebida foi conhecida pela população européia que foram agregando açúcar e a bebendo quente. No século XVI, com a criação de maquinas utilizadas na revolução industrial começaram a esmagá-las de maneira a se tornarem pó de cacau. Desta maneira continuava a popularização da bebida que até hoje vem se modernizando. O interessante é que na sua origem na Europa, apenas a nobreza e o reis podiam beber o liquido pré-colombiano. Seria por isso que os freis da Nestle estão tomando chocolate, como se estivesse abrindo a geladeira as 3:00 horas da manhã ?
Não foi a primeira e única vez que Alessandro pintou religiosos. Existe um outro quadro onde são impressos a vida satirizada de religiosos segundo ele que se chama A Prova, onde aparentemente os mesmos freis aparecem fazendo a Prova de um prato.Você deve esta pensado, Alessandro gostava de satirizar os clérigos. De certa forma sim. Muitos autores usavam de forma alusiva o que se passava em seu tempo ou em sua mente. Na época em que foi feita a obra O prato preferido, tenho certeza que o Vaticano surtou em alguns momentos, principalmente vendo dois freis ao lado de um cavaleiro com cara de safado junto a uma mulher de vida difícil dentro de uma taberna. Os olhares dos freis para o prato de macarrão (estou falando da pintura original) é como se estivessem vendo algo proibido pelas suas convicções religiosas.
Durante a Idade Média, muitos religiosos se retiravam do mundo carnal, para melhor adorar a Deus, formando assim as primeiras ordens cristãs. Mas com o crescimento das cidades e das pobres comunidades de pessoas que nelas viviam, sem contacto com o catolicismo, trouxeram a necessidade de um novo tipo de ordem religiosa. Este novo estilo de vida agora não deveria mais ficar preso em Mosteiro, mas ir para as ruas pregar a salvação. Talvez seja o caso dos freis da Nestle estarem em uma taverna. No século XIII, surgem os Franciscanos criados por São Francisco de Assis, em 1210. Os freis dessas comunidades dedicavam suas vidas a castidade e a vida simples e pobre, ou seja, não tomavam a bebida da realiza.
Hoje o chocolate é a bebida das elites e minorias, dos pagãos e dos cristãos. Um liquido cujo sabor desceu os Andis a força, embarcou um uma aventura marítima quase imperceptível na mesa dos nobres e sendo prensado séculos depois por maquinas revolucionárias que a conduziram a uma vida longa.