domingo, 17 de janeiro de 2010

História e Quadrinhos.




Passei parte da minha infância lendo os gibis: Turma da Mônica, Thunder-Cats, Os clássicos da editora EBAL, como Tarzan e Zorro,os americanos: Superman, Batman e Super Amigos.
Sempre passava pela minha cabeça se as coisas que os super-heróis de papel falavam tinha algum fundamento com a vida real. Digo isso, pois nasci em 1981,e no final dos anos 80, a TV ficava diariamente e as vezes entrava no espaço dos programas infantis para noticiar algum caso politico nacional e principalmente internacional, como no caso do Muro de Berlin.
Cada vez que lia um gibi, principalmente da Marvel e DC, algum personagem sempre dizia algo como: Vamos acabar com esses vermelhos, vamos atravessar a cortina de ferro. Essas palavras também eram ditas na TV, com personagens reais.
Na adolescência comecei a procurar mais sobre isso, lembrando que ainda eu não tinha Internet em casa , ou seja, juntava o trocados e ia nos Sebos e comprava os quadrinhos das antigas e começa a analisar cada um deles, bem ao estilo Nerd.
Estou falando de Watchme!!!!
Watchmen é considerada um marco importante na evolução dos quadrinhos nos EUA e nos paises em que ela foi editada.
Sempre vi em Watchmen a história do Mundo. Não sou um especialista, mas vou comentar alguma coisa que percebi e claro que quem leu também percebeu, mas quero documentar aqui no meu Blog.
A história se passa nos Estados Unidos em 1985,um país no qual aventureiros fantasiados seriam realidade. Nos quadrinhos de Watchmem, o país estava vivendo um momento delicado no contexto da Guerra Fria e em vias de declarar uma guerra nuclear contra a União Soviética.
Na mesma trama, os aventureiro mascarados ,como são chamados, pois nenhum deles possui um super poder ( Só o Doutor Manhattan) ficam procurando saber quem é o misterioso matador de aventureiros. Vou falar logo, é o Ozymandias, kkkkk!!!
O que me chama a atenção desse quadrinho, é que antes de procurar saber sobre a guerra fria, eu achava que essa parada de misseis em Cuba era só coisa de Gibi. O maior e único super heroi com poderes , ou melhor SUPER PODERES ( O cara fazia até a água aparecer do nada) era o Doutor Manhattan.
O Doutor Manhattan era um jovem cientista que teve seu corpo modificado, quase igual a todos os herois que entram em um local que estão fazendos testes e blá-blá-blá, já sabem o final, ganham super força.
O nome escolhido ao jovem cientista foi dado pelos militares, nome segundo eles causaria pânico aos inimigos ( os soviéticos).
O Projeto Manhattan, formalmente Distrito de Engenharia de Manhattan, foi um esforço durante a Segunda Guerra Mundial para desenvolver as primeiras armas nucleares pelos Estados Unidos da América com o apoio do Reino Unido e do Canadá. Sua pesquisa foi dirigida pelo fisico estadounidense J. Robert Oppenheimer, após ter ficado claro que uma arma de fissão nuclear era possível e que a Alemanha Nazista estava também a investigar tais armas para si.
O Doutor Manhattan não participou desse projeto, mas os militares usaram esse nome para que os sovieticos não se esquececem que agora eles tinham um Campo de defesa ambulante.
Durante essa época, na Guerra Fria, teve, claro, emcabeçada pelos EUA, sempre eles, a guerra no Vietnã.
Em 1965, os Estados Unidos enviaram tropas para sustentar o governo do Vietnã do Sul, que se mostrava incapaz de debelar o movimento insurgente de nacionalistas e comunistas, que se haviam juntado na Frente Nacional para a Libertação do Vietnã(FNL). Entretanto, apesar de seu imenso poderio militar e econômico, os norte-americanos falharam em seus objetivos, sendo obrigados a se retirarem do país em 1973 e dois anos depois o Vietnã foi reunificado sob governo socialista, tornando-se oficialmente, em 1976, a República Socialista do Vietnã.
Isso aconteceu na vida real. Mas em Watchmen foi diferente!!
Com a ajuda do Doutor Manhattan, os EUA venceram a guerra.Como? simples! Mandando uma rajada de laser nos soldados do Viatnã. Ma não foi só isso, entre os soldados americanos tinha o "heroi" conhecido como o Comediante, uma mistura de Capitão America e Conringa. Imagina só a cena!srrsrs!!

O Comediante participou de grande fatos a história: Guerra Fria, Viatnã, dizem por ae que foi ele quem matou Kennedy (O presidente dos EUA, não o tocador de Clarinet, o Kenny G, tem gente que confunde os nomes.).
Posso dizer que os quadrinhos tem uma grande porcentagem em ter me influênciado a querer ser Professor de História, sempre me lembro deles na hora da aula. Ex: Thor( mitologia), Hulk( Guerra Fria), Fantasma( neocolonialismo), Capitão America (Segunda Guerra), Asterix (Império Romano) , etc e tal. Valeu heróis de papel !!





Um comentário:

  1. Gostei do filme, nos quadrinhos nunca fui fã, tenho até o livro para jogar RPG deles, fiquei um pouco empolgado em mestrar esse tema depois do filme.
    Abraço
    Henrique AFERJ
    www.aferj.adm.br

    ResponderExcluir